O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EAD: À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA TRANSGRESSIVA

Autores

  • Bruno FRANCESCHINI Universidade Federal de Uberlândia
  • Simone Tiemi HASHIGUTI Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Transgressiva, EAD, PARFOR, Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino de Língua Inglesa em um curso de licenciatura plena em Língua e Literaturas de Língua Inglesa a distância, elaborado e instituído para responder à demanda do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Busca-se refletir sobre questões que tratam das fronteiras que o curso e esse programa atravessam. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa está ancorado principalmente em autores que tratam de perspectivas de trabalho transgressivas em Linguística Aplicada e que discutem questões específicas sobre a aprendizagem nessa modalidade de ensino. Noções como transgressão, autonomia, poder e inclusão social são discutidas e mobilizadas durante a análise do Projeto Político Pedagógico do curso e de duas de suas disciplinas, objetos eleitos nesta pesquisa. Os resultados alcançados nos levam a concluir que a elaboração do material didático, da forma como praticada no curso, é um dos elementos responsáveis pelo que se defende ser um seu aspecto transgressor Junto a isso também a possibilidade de rompimento das relações de poder na sala de aula, com a constituição de autonomia por parte do aluno, é uma segunda característica da transgressão. Esses são os aspectos que compreendemos ser desejáveis para a modalidade do curso, principalmente no contexto brasileiro de ensino de línguas estrangeiras e de ampliação da educação superior.

Biografia do Autor

Bruno FRANCESCHINI, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, campus Catalão. É graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UEM, na área de Estudos Linguísticos, seguindo a linha de pesquisa ";;Estudos do texto e do Discurso";; (2012). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF-UEM/CNPq) da Universidade Estadual de Maringá e do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF-UFU/CNPq) da Universidade Federal de Uberlândia. No X Congresso da Associação Latino-Americana dos Estudos do Discurso, em 2013, obteve o segundo lugar na América Latina no concurso de teses e dissertações promovido pela entidade. Desenvolve suas pesquisas em Análise do Discurso e trabalha com os seguintes temas: dispositivo, processos de subjetivação, governamentalidade.

Simone Tiemi HASHIGUTI, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia; atua no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Possui doutorado (2008) e mestrado (2003) em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. É bacharel em Linguística também pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: corpo e outras materialidades visuais, análise do discurso, ensino/aprendizagem de língua inglesa, produção de materiais didáticos, tecnologias de informação e comunicação e educação a distância. É líder do Grupo de Pesquisa: O Corpo e a Imagem no Discurso.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos