APOSTILADOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOTAS SOBRE AUTORIA E CONSTITUIÇÃO DO INSTRUMENTO DIDÁTICO

Autores

  • Débora Cristina do Nascimento FERREIRA SEDUC-PA/UNICAMP

Palavras-chave:

Análise do discurso, Material Didático, Ensino de língua materna

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar o processo referente à autoria e à constituição de apostilados didáticos de Língua Portuguesa, voltados para o Ensino Médio. O corpus da pesquisa é constituído de três apostilados, da disciplina escolar Redação, de uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Belém-PA. O aporte teórico é a Análise do Discurso de linha francesa e os estudos aplicados sobre materiais didáticos e ensino-aprendizagem de língua portuguesa. A análise dos dados sinaliza que a autoria dos apostilados está mais ligada aos atos de selecionar, organizar e adaptar materiais já disponíveis no mercado.  Isto, por sua vez, possibilita dar voz a um discurso institucionalizado que, ainda, limita o ensino da produção textual no Ensino Médio para a escrita da Redação de Vestibular.   

Biografia do Autor

Débora Cristina do Nascimento FERREIRA, SEDUC-PA/UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada IEL/UNICAMP

Professora da SEDUC-PA 

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos