ENSINO DE ABSTRACTS A ALUNOS DE ENGENHARIA –DISCUSSÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA COM BASE NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL E EM RAMOS (2004)

Autores

  • Osilene Maria Sá e Silva CRUZ Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
  • Silvia Matravolgyi DAMIÃO PPG- Unitau

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Gêneros Discursivos, Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa uma Unidade Didática (UD) elaborada para o ensino do gênero abstract a alunos de graduação em engenharia de uma IES matriculados numa disciplina de inglês, com base na proposta de Ramos (2004) e na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994). Trata-se de um instrumento para capacitar o aluno em relação ao reconhecimento e à elaboração do gênero abstract. Por meio de atividades que exploram elementos estruturais e linguísticos típicos desse gênero, foi possível desenvolver nos alunos competência linguística, elevando seu nível de consciência sobre a comunidade discursiva em que estão inseridos e sobre esse gênero textual, muito utilizado e difundido no meio acadêmico.

Biografia do Autor

Osilene Maria Sá e Silva CRUZ, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Graduação em Letras - Português/ Inglês pela Associação Educacional Dom Bosco, Mestrado em Estudos Lingüísticos/Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Atualmente, faz parte do corpo de docentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos ? INES/RJ como Professora de Língua Portuguesa como L2. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: redação profissional e acadêmica, metodologia de pesquisa e análise do discurso. Atua em comissão de elaboração e correção de provas de vestibular de português e inglês e atuou também no Ensino a Distância (CEAD/ UNIRIO). Interesse por pesquisa envolvendo ensino e aprendizagem de LP para alunos surdos, cultura surda, gêneros acadêmicos, escrita acadêmica e profissional, pesquisas relacionadas à análise do discurso com ênfase na Linguística Sistêmico-Funcional e Teoria de Avaliatividade.

Silvia Matravolgyi DAMIÃO, PPG- Unitau

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado (1994) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Aposentada como Professor Associado do Departamento de Humanidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, atualmente atua como colaboradora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau. Nos cursos de graduação em engenharia do ITA, ministrou aulas de línguas para fins específicos (inglês); Tecnologia e Sociedade; Tecnologia Social, Educação e Cidadania; e Tópicos de Tecnologia Social. Participou ativamente na implantação do C-Lab do ITA, Programa de Extensão Universitária pautado no modelo D-Lab/MIT. Tem experiência nas áreas de formação de professores de línguas; ensino-aprendizagem de línguas; desenho de curso; tecnologia e educação; e de projetos de tecnologia social.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos