TEXTO PRODUTO OU TEXTO PROCESSO? PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jéssica do Nascimento RODRIGUES Colégio Pedro II
  • Mary RANGEL Universidade Federal Fluminense
  • Danielle da Silva MARTINS Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Produção textual escrita, Revisão, Reescrita, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, recorte de uma tese, investiga-se o trabalho dos professores de Língua Portuguesa de três escolas públicas de Niterói-RJ referente às formas de retomada do texto escrito em sala de aula pelo aluno, como a revisão e a reescritura, que compõem os processos de avaliação. Com base em autores da Linguística Textual, utilizaram-se questionários semiestruturados, grupos focais e entrevistas individuais, como dispositivos enunciativos, analisados em conjunto, a fim de compreender as versões dos professores sobre suas práticas, como fragmento da realidade material. Como principais resultados, compreendeu-se que: as retomadas do texto são sempre monológicas, sem participação discente no processo; os professores são os únicos “leitores” do texto escrito, texto-produto; a revisão é correção, pois ocorre, de modo esporádico, sobre os desvios formais, mormente sobre a ortografia; a reescrita é um procedimento raro e reservado à correção de erros cotextuais. Conclui-se que persiste, nas escolas analisadas, mesmo com os avanços das pesquisas dos estudos linguísticos, uma redação feita para o professor e corrigida pelo professor que atribuirá, sempre, uma nota final ao objeto-texto.

Biografia do Autor

Jéssica do Nascimento RODRIGUES, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência no magistério há 15 anos. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e Literaturas do Colégio Pedro II, instituição federal de ensino, em regime de Dedicação Exclusiva, e realiza o Estágio Pós-Doutoral, na área de Educação, na Universidade Federal Fluminense. Integra o Grupo Representação, Imaginário e Educação, da UFF, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ, o Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas, do Colégio Pedro II, e o Grupo Ação Docente Continuada, da UFF.

Mary RANGEL, Universidade Federal Fluminense

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa sobre Ação Docente Continuada, Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência e Representações Sociais e Educação. Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares/GREI, de Faro, Algarve, Portugal. Participante desde 2006, e Presidente, desde 2008, da Comissão de Progressão aos níveis de Associado na UFF, na área de Educação, auxiliando também, quando solicitada, as áreas de Letras e Serviço Social. Na UERJ, está atualmente como Pesquisadora Visitante, classificada em Processo Seletivo implementado para professores aposentados, pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ), em março de 2015. Autora de vários livros, capítulos, trabalhos publicados em Anais de Congressos, no Brasil e no exterior. Participante do grupo de fundadores do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF, onde atua na linha de pesquisa de Cotidiano da Escola e das Camadas Populares, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, onde atua na linha de pesquisa de Informação e Educação em Saúde. Orientadora da primeira Tese defendida no PPGEUFF.

Danielle da Silva MARTINS, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Especialista em Educação Básica na modalidade de Língua Portuguesa e Literaturas pela UERJ (2016). Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ (2015). Licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2013).

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos