A UTILIZAÇÃO DE UM FORMULÁRIO DE ORIENTAÇÃO NA CORREÇÃO COM OS PARES: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO NÍVEL INTERMEDIÁRIO DE UM CURSO DE LÍNGUAS

Autores

  • Francisco José Quaresma FIGUEIREDO Universidade Federal de Goiás
  • Lucas Gustavo Nascimento RIGONATO Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Teoria sociocultural. Aprendizagem colaborativa. Correção com os pares. Formulário de orientação.

Resumo

Neste estudo, procuramos investigar os possíveis benefícios da utilização de um formulário de orientação durante atividades de correção com os pares. Para tanto, baseamos nos pressupostos da teoria sociocultural e da aprendizagem colaborativa que partem do princípio de que a interação e a colaboração favorecem a aprendizagem (DOBAO, 2012; FIGUEIREDO, 2006; SWAIN; BROOKS; TOCALLI-BELLER, 2002; VYGOTSKY, 1998). Trata-se de um estudo de caso (NUNAN, 1992) do qual participaram 4 alunos do nível intermediário de inglês de um curso de línguas em Goiânia, durante um semestre letivo. Para a análise dos dados, usamos os textos produzidos pelos alunos, as transcrições das interações dos participantes durante a correção dialogada, bem como das entrevistas realizadas com eles. Os resultados demonstram que a utilização de um formulário de orientação na correção com os pares ampliou os pontos discutidos durante o processo de correção e pode ser algo extremamente benéfico se for realizado com frequência e se os alunos forem preparados para esses momentos de interação.

Biografia do Autor

Francisco José Quaresma FIGUEIREDO, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas Estrangeiras, Área de Língua Inglesa

Lucas Gustavo Nascimento RIGONATO, Universidade Federal de Goiás

Pós-Graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Letras - UFG

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Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos