UM IMPÉRIO DE GREGOS E TROIANOS

Autores

  • Ana Patrícia Cavalcanti QUEIROZ Universidade Federal do Amazonas
  • Sérgio Augusto Freire de SOUZA Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Globo, Homossexualidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar como o sentido de homossexualidade é constituído no discurso da emissora Globo por meio da Análise de Discurso (doravante AD). Procuramos responder a três perguntas heurísticas propostas por Souza (2014): a) Em torno de que imagem/conceito o texto se articula?; b) Qual é o sentido construído para essa imagem/esse conceito?; c) A que discurso esse sentido se filia? Nos embasamos também em Pêcheux (1995), Orlandi (1996; 2001) e Mariani (2007) para a realização da análise. Visto que a constituição do corpus na AD tem caráter qualitativo, analisamos a novela Império que se apresentou suficiente para alcançar nosso objetivo devido à recorrência de marcas textuais que sinaliza, por sua vez, a saturação do discurso. Os textos a partir dos quais fizemos nossa análise são audiovisuais e escritos e foram extraídos do site oficial da novela Império e do blog de Aguinaldo Silva. Em adição, analisamos a seleção do perfil dos personagens homossexuais para a novela. Realizada a análise, observamos que, pela quantidade de personagens homossexuais nas suas novelas, a emissora Globo aparenta resistir aos discursos religioso e médico-psicológico. Contudo, a constituição do sentido de homossexualidade evidenciado em seu discurso mostra que tais filiações ainda existem e são, consciente ou inconscientemente, reforçadas pela emissora.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Cavalcanti QUEIROZ, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Especialista em Docência da Língua Inglesa pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2014). Graduada em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010). Pesquisadora do grupo de pesquisa Discurso e Práticas Sociais, liderado pelo professor Dr. Sérgio Augusto Freire de Souza.

Sérgio Augusto Freire de SOUZA, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Graduado em Letras – Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso e Práticas Sociais e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Suas áreas de atuação científica são o ensino de línguas, linguística, educação, novas tecnologias, redes sociais digitais e análise de discurso.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos