FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA ANÁLISE DE TEXTOS SOB O ENFOQUE DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: APLICABILIDADE DOS SOFTWARES ANTCONC E TROPES

Autores

  • Eliana Moraes de Almeida ALENCAR UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Ferramentas computacionais, Análise Linguística, Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma prática duas ferramentas computacionais e suas funcionalidades para a execução de análises linguísticas, que envolvem questões de gênero, texto e discurso em corpora de grande proporção. Apresenta de forma sucinta as principais características e potencialidades dos programas AntConc e Tropes, bem como exemplifica um fragmento de análise de um texto do gênero escolar (Organização Didática), parte de uma pesquisa em tese de doutoramento no ano de 2014. Destaca como referencial teórico da análise as bases do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2009; MACHADO, 2004, 2005, 2007, 2009), abordando conceitos primordiais como texto, discurso, gêneros de textos e a proposta de análise do quadro teórico de Bronckart (2006) para a análise de textos do contexto de produção do texto a suas unidades linguísticas. A etapa apresentada neste artigo contribuiu para elucidar questões relativas à compreensão de como os documentos prescritivos incidem sobre o agir docente em sua prática, na rede de Escolas Técnicas Estaduais da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Biografia do Autor

Eliana Moraes de Almeida ALENCAR, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (NEPIA/EPT/SECITECI). 

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Artigos