LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISPOSITIVO DE ENSINO OU DISPOSITIVO DE CONTROLE?

Autores

  • Ângela Francine FUZA Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Cezar RODRIGUES Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Livro didático, Dispositivo, Controle, Subjetivação, Sala de aula

Resumo

Analisa-se o livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, especificamente o Manual do Professor, a fim de verificar se, além de recurso didático, esse material pode se constituir como dispositivo de poder/controle para subjetivar os indivíduos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem em contexto de ensino. Esta pesquisa adota como aporte teórico-metodológico os estudos de Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (1992) e Foucault (1987), tendo em vista os pressupostos de que o material didático apresenta caráter dialógico, ou seja, promove a interação entre os sujeitos (autor e aluno) e de que ele pode se inscrever como um dos dispositivos de ensino presentes no âmbito escolar. Por meio da análise do Manual do Professor, os resultados evidenciam que o livro didático se constitui como recurso didático e também como dispositivo de controle/poder a serviço do Estado, a fim de influenciar a práxis docente. Não obstante à força política-ideológica deste material, cabe exclusivamente ao professor a tarefa de estabelecer os limites, bem como o papel que o livro didático exercerá em sua sala de aula.

Biografia do Autor

Ângela Francine FUZA, Universidade Federal do Tocantins

Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015). É mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2010) e é graduada em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela UEM (2007). Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal do Tocantins - UFT, sendo responsável por lecionar disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigação da Prática Pedagógica. Além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado), no campus de Porto Nacional.

Paulo Cezar RODRIGUES, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professor do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos