LULA E DILMA NA VEJA: A INTERDISCURSIVIDADE EM DESTAQUE

Autores

  • Jessica Cristiane Pereira da SILVA Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Miriam Bauab PUZZO Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

Capa de revista. Linguagem verbo-visual. Interdiscursividade. Ensino.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar, de uma perspectiva bakhtiniana, a interdiscursividade presente nos discursos construídos pela mídia sobre a Dilma e o Lula, a partir da verificação das construções discursivas presentes em duas capas da revista Veja. Para tal, serão considerados a linguagem verbo-visual, o implícito e explícito, assim como, os conceitos de signo ideológico, interdiscursividade e dialogismo, presentes nas obras do Círculo de Bakhtin (1992; 2004). Têm-se como objetivos específicos: identificar o contexto sócio-histórico de produção das capas, as estratégias discursivas utilizadas e os efeitos de sentido construídos. O corpus da análise se constitui de duas capas da revista Veja: a de 27 de setembro de 2006, edição 1975; e a de 18 de março de 2015, edição 2417. A análise realizada indica que há uma relação de interdiscursividade entre as duas capas, mais precisamente uma alusão interdiscursiva, que foi empregada pela revista para produzir o efeito de sentido de que a Dilma seria uma presidente construída à imagem do Lula. A revista utiliza-se de uma linguagem verbo-visual carregada de implícitos, em que têm-se a representação dos políticos através de caricaturas, evidenciando assim o tom crítico da revista. Por fim, este trabalho visa contribuir com propostas de ensino voltadas para uma reflexão crítica quanto a informação de cunho ideológico presente na mídia.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos