DIÁRIOS REFLEXIVOS DE APRENDIZAGEM: DO REVELAR IDENTITÁRIO DOS ALUNOS À BUSCA PELA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Ludmila PORTO
  • Allisson FARIAS

Palavras-chave:

Diários reflexivos de aprendizagem, Teoria e prática, Aulas de língua portuguesa.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a superação da dicotomia entre teoria e prática de ensino de língua portuguesa, ainda bastante presente na realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre as aulas de português e a formação docente, através do trabalho com diários reflexivos de aprendizagem produzidos por alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior da Paraíba. Para tanto, a coleta de dados foi realizada durante o Estágio Supervisionado em língua portuguesa, em que foi solicitado aos alunos a produção de diários reflexivos sobre o trabalho do professor e as aulas de português. Especificamente neste artigo, foram analisadas as narrativas provenientes do diário reflexivo de uma aluna, as quais permitem visualizar a construção de identidades na sala de aula e fazem emergir um olhar subjetivo sobre as aulas e o professor de português. Os resultados sugerem que este gênero discursivo pode ser tomado como um importante instrumento de aprendizagem de língua, além de permitir relevantes reflexões sobre as necessidades da formação docente.

Biografia do Autor

Ludmila PORTO

Professora de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Artes, Centro de Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.

Allisson FARIAS

Graduado em Letras-Português, pela Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Edição

Seção

Artigos