AS APROPRIAÇÕES DOCENTES ACERCA DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

  • Andréia de Fátima Rutiquewiski GOMES Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gabriela Debas dos SANTOS Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de língua materna. Apropriações teórico-metodológicas. Análise linguística.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação acerca das apropriações docentes com relação aos princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística (AL) em sala de aula. A pesquisa realizou-se por meio de estudos documentais, bibliográficos, aplicação de questionário e análise dos dados. Participaram do esquadrinhamento 12 professores do Ensino Fundamental II, da Rede Estadual do Paraná. Como base teórica, contribuíram autores como Bakhtin (1979, 1973, 1997), Geraldi (1984), Franchi (1987), Mendonça (2006), Wachowicz (2012) e Antunes (2014). Os resultados apontam que há um considerável desconhecimento por parte dos professores sobre os princípios que subjazem a AL no ensino de língua materna. Assim, apesar de algumas respostas mostrarem que os docentes sabem que as atividades reflexivas devem permear todo o processo de ensino-aprendizagem da língua, os mesmos não conseguem efetivá-las, pois faltam-lhes conhecimentos específicos e aprofundados sobre essa prática. Tal situação indica a necessidade de investimento contínuo na formação inicial e continuada do professor para que se minimizem as lacunas sobre o ensino com base na reflexão linguística.

Biografia do Autor

Andréia de Fátima Rutiquewiski GOMES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Linguagem e Comunicação.

Gabriela Debas dos SANTOS, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no programa de pós graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos