“CAIM” DE JOSÉ SARAMAGO: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO

Autores

  • Odete Firmino Alhadas SALGADO Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

José Saramago. Análise Crítica do Discurso. Linguística Sistêmico-Funcional. Letramento literário crítico.

Resumo

Este trabalho tem como foco contribuir para um letramento literário crítico, a partir da análise do discurso de José Saramago, em sua obra “Caim”, objetivando uma discussão sobre o ensino crítico e reflexivo de literatura no ensino médio. Mais especificamente, observo as possíveis conexões entre relações de poder e recursos linguísticos utilizados no texto. Este trabalho é o um recorte de uma pesquisa maior que investigou as representações de Deus em todo o romance (AUTOR, ANO). Meu enfoque está, agora, na figura de Deus sob a perspectiva do narrador e como as representações e ideologias desse “personagem” se colam às do autor e contribuem para a construção de sentidos do romance. Este estudo tem como bases teóricas a Análise Crítica do Discurso (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), propondo uma (des) construção das possíveis ideologias que estejam presentes no texto, e a Linguística Sistêmico Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), visto que essa teoria concebe a linguagem como um sistema de construção de significados contextualizados. O alinhamento metodológico se dá com a pesquisa qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006), por ser um estudo situado em teorias de bases sociais e interpretativas. Este trabalho também utiliza procedimentos metodológicos baseados na Linguística de Corpus (SARDINHA, 2004), possibilitando um trabalho com grandes quantidades de texto. Os resultados sugerem que a análise do texto literário com base nas abordagens mencionadas pode contribuir significativamente para a formação de leitores críticos.

Biografia do Autor

Odete Firmino Alhadas SALGADO, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduada em Letras (Português/Latim) pela mesma instituição (2011). Atualmente, cursa doutorado em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com bolsa de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui experiência na área de produção de material didático e tecnologias educacionais e atuou como Professora Substituta do Instituto de Letras da UERJ. É membro dos grupos de pesquisa Análise Sistêmico-funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD) e Análise Literária e Sistêmico Funcional (ALESF). Sua pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada com o embasamento teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, trabalhando em interface com os estudos literários.

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Publicado

2017-09-23

Edição

Seção

Artigos