VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL NO FALAR DE FORTALEZA – CE: A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIAIS

Autores

  • Maria Lidiane de Sousa PEREIRA Universidade Estadual do Ceará
  • Aluiza Alves de ARAÚJO Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Concordância Verbal. Variação. Falar de Fortaleza. Sociolinguística.

Resumo

Neste estudo, observamos a influência de fatores sociais sobre a ausência/presença de concordância verbal (CV) com sujeito na 3ª pessoa do plural (3PP) no falar da cidade de Fortaleza – CE. Para isso, testamos a atuação do sexo, da faixa etária e da escolaridade. Os dados analisados são provenientes de 72 entrevistas sociolinguísticas extraídas do acervo sonoro do Projeto Norma Oral do Português Popular de Fortaleza (NORPOFOR). Para a realização deste trabalho, tomamos como aporte teórico-metodológico os pressupostos da sociolinguística variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006; LABOV, 1994, 2006, 2008) e, para a análise estatística dos dados, utilizamos o programa Goldvarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Em um total de 3.489 ocorrências do fenômeno em estudo, vimos que 65,4% corresponde ao uso da CV com a 3PP, enquanto que 34,6% das ocorrências refere-se à ausência de CV. De igual modo, descobrimos que os fatores sociais que condicionam a ausência de CV com a 3PP na amostra de fala analisada são, nesta mesma ordem de relevância: a escolaridade (falantes com 0-4 anos e falantes com 5-8 anos), a faixa etária (falantes com mais de 50 anos) e o sexo (mulheres). Esses resultados indicam, portanto, que no falar dos fortalezenses, a variante com marcas de CV tende a ser a mais usada. Constatamos também que a ausência de CV figura como uma forma estigmatizada sem indícios de estar tomando o lugar da variante com marcas de CV na capital cearense.

Biografia do Autor

Maria Lidiane de Sousa PEREIRA, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Aluiza Alves de ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará

Professora doutora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Artigos