INFERÊNCIAS LÓGICAS E PRAGMÁTICAS: ASPECTOS TEÓRICOS RELEVANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA HABILIDADE DE REALIZAR INFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Clara Maciel de Araújo RIBEIRO Universidade Estadual de Montes Claros
  • Claudia Tatiana Prates NUMES Rede Municipal de Ensino de Montes Claros

Palavras-chave:

Leitura, Inferência, Educação Básica

Resumo

Avaliações em Larga Escala têm demonstrado que a educação pública brasileira precisa progredir em leitura. A partir dessa constatação, este artigo seleciona uma perspectiva de ensino de leitura, a sociocognitiva, para discutir as contribuições do ensino de inferências lógicas e pragmáticas em atividades de leitura realizadas na Educação Básica. Após realizar uma abordagem panorâmica do estudo das inferências, parte-se do princípio de que tal habilidade não é instintiva ou natural, mas desenvolvida, sendo moldada e apurada pela experiência. Ao fim, defende-se a associação entre ensino/discussão explícita e experiência leitora ativa como um promissor caminho a ser trilhado nas aulas de leitura. 

Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo RIBEIRO, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professora do Depto de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Claudia Tatiana Prates NUMES, Rede Municipal de Ensino de Montes Claros

Graduada em Letras-Português e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professora da rede municipal de ensino de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Artigos