O LÉXICO JORNALÍSTICO DA REVISTA VEJA NAS NOTÍCIAS VEICULADAS ONLINE SOBRE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – RIO 2013: NEUTRALIDADE OU CRÍTICA SOCIAL?

Autores

  • Edson Roberto Bogas GARCIA UNIFEV -Centro Univeristário de Votuporanga e UNIP - Universidade Paulista
  • Thaís Borba Ribeiro RODRIGUES UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise quantitativa e qualitativa das notícias veiculadas pela revista Veja, no período de maio a agosto de 2013, referente à visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Pelas escolhas lexicais, analisamos o posicionamento do periódico, utilizando as bases metodológicas da Linguística de Corpus. Os resultados sugerem a neutralidade do tema principal (Papa) e a sugestão política e crítica em lexias menos recorrentes (segurança, saúde e transporte).

Biografia do Autor

Edson Roberto Bogas GARCIA, UNIFEV -Centro Univeristário de Votuporanga e UNIP - Universidade Paulista

Pós-doutor e Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista ";;Júlio de Mesquita Filho";;, câmpus de São José do Rio Preto-SP. Professor de Interpretação Textual, Tipos Textuais e Redação Publicitária.

Thaís Borba Ribeiro RODRIGUES, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista ";;Júlio de Mesquita Filho";; -Unesp Araraquara. Professora de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Artigos