LUSOFONIA: TIMOR LESTE NAS CAPAS DA REVISTA VISÃO, DE PORTUGAL

Autores

  • Regiane Apolinario ROSKOWINSKI Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Neusa Maria Oliveira Barbosa BASTOS Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regina Helena Pires de BRITO Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Lusofonia. Timor Leste. Capas de Revista.

Resumo

Ao pensar a relação entre os países falantes de Língua Portuguesa é possível dizer que muito além da língua, são considerados os laços construídos pelos fatos históricos e culturais. Assim, Portugal, como colonizador e saudoso de sua época de imperialismo, acabou se afastando de suas ex-colônias quando elas se tornaram independentes, porém, após algum tempo, acabou se reaproximando de alguns países lusófonos, visando cooperações relacionadas à formação profissional ou assistência humanitária ou mesmo outras ligadas ao nível militar e de segurança. Nesta linha, podemos destacar a relação de Portugal e Timor Leste, que foi retomada anos após a invasão indonésia ao Timor Leste, com a divulgação mundial das imagens do Massacre de Santa Cruz. Sendo assim, a proposta deste estudo é a análise de duas capas da revista Visão, que circularam em Portugal, após a atenção dispensada ao Timor Leste, por causa daquele trágico episódio. As capas escolhidas para análise destacam um assunto em comum: a situação política do Timor Leste. Em geral, as capas das revistas exercem a função de chamariz da publicação, utilizando recursos publicitários para sua elaboração, com o objetivo de chamar a atenção dos leitores e alavancar as vendas. A motivação deste estudo está relacionada à Lusofonia e, mais especificamente, à relação Timor Leste e Portugal.

Biografia do Autor

Regiane Apolinario ROSKOWINSKI, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra em Linguística Aplicada pela UNITAU.

Neusa Maria Oliveira Barbosa BASTOS, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Regina Helena Pires de BRITO, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutora pela Universidade do Minho (Braga-Portugal), Doutora e Mestre em Linguística pela FFLCH-USP. Professora Adjunto III, é docente e coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Artigos