Considerações teórico-metodológicas para o estudo da palavra-discurso: respostas a dois ensaios de Mikhail Bakhtin

Autores

  • Amanda Maria de OLIVEIRA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana de Araujo HUFF Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo ACOSTA PEREIRA Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Estudo do discurso, Considerações teórico-metodológicas

Resumo

Neste ensaio, objetivamos apresentar nossas reações-respostas a diferentes excertos reenunciados de dois ensaios assinados por M. Bakhtin, no conjunto da obra do Círculo, a saber Apontamentos de 1970-1971 e Metodologia das Ciências Humanas, ambos reunidos no escopo da Estética da Criação Verbal (BAKHTIN, 2003 [1979]). Para tanto, apresentamos excertos balizadores dos dois ensaios supracitados e nossas contrapalavras enquanto explicações possíveis à luz de encaminhamentos teórico-metodológicos para o estudo do discurso. Acreditamos que o presente ensaio não apenas colabora para as discussões atuais no que se tem denominado de Análise Dialógica de/do/do(s) Discurso(s), como, em adição, contribui para os encaminhamentos metodológicos de pesquisas em Linguística Aplicada de base sócio-histórica.

Biografia do Autor

Amanda Maria de OLIVEIRA, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras português/inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é bolsista de Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq).

Luana de Araujo HUFF, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Letras port./inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2014) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise dialógica de/do discurso, prática de análise linguística, análise de livros didáticos e ensino de língua portuguesa.

Rodrigo ACOSTA PEREIRA, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq).Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

Downloads

Publicado

2019-03-23

Edição

Seção

Artigos