DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Discurso, Educação, Linguagens e Tecnologias, Narrativas Digitais.Resumo
Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre discursos e práticas educacionais no âmbito da educação profissional. No contexto contemporâneo da educação profissional, as práticas se constituem, segundo discursos educacionais em diferentes universos do exercício profissional, em decorrência da exigência de novas tecnologias no mundo do trabalho. A discussão, além de se fundamentar em conceitos teóricos sobre educação e tecnologias, baseia-se também em estudos do discurso, já que, segundo a perspectiva bakhtiniana, dado o caráter dialógico da linguagem e suas múltiplas possibilidades, todo discurso reflete outros discursos. Esta pesquisa tem como objetivos descrever práticas educacionais e tecnológicas e analisar os discursos subjacentes às práticas da educação profissional. A metodologia, de abordagem qualitativa, é a de uma descrição e análise de discursos manifestados na produção de narrativas digitais. Evidencia-se que a formação acadêmica e a experiência profissional constituem-se de relações que se materializam em situações de comunicação e práticas discursivas e têm um papel essencial na prática pedagógica.