DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Educação, Linguagens e Tecnologias, Narrativas Digitais.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre discursos e práticas educacionais no âmbito da educação profissional. No contexto contemporâneo da educação profissional, as práticas se constituem, segundo discursos educacionais em diferentes universos do exercício profissional, em decorrência da exigência de novas tecnologias no mundo do trabalho. A discussão, além de se fundamentar em conceitos teóricos sobre educação e tecnologias, baseia-se também em estudos do discurso, já que, segundo a perspectiva bakhtiniana, dado o caráter dialógico da linguagem e suas múltiplas possibilidades, todo discurso reflete outros discursos. Esta pesquisa tem como objetivos descrever práticas educacionais e tecnológicas e analisar os discursos subjacentes às práticas da educação profissional. A metodologia, de abordagem qualitativa, é a de uma descrição e análise de discursos manifestados na produção de narrativas digitais. Evidencia-se que a formação acadêmica e a experiência profissional constituem-se de relações que se materializam em situações de comunicação e práticas discursivas e têm um papel essencial na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto PRADOS, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnologica Paula Souza; Professora da Faculdade de Tecnologia, FATEC de São Paulo e de Itaquaquecetuba.

Rodrigo Avella RAMIREZ, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professor Doutor, em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie; professor do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, Brasil.

Senira Anie Ferraz FERNANDEZ, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professora Doutora, em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP); professora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Artigos