A ELEVAÇÃO DA VOGAL /O/ PRETÔNICA NO FALAR CULTO DE FORTALEZA

Autores

  • Brenda Kathellen Melo de ALMEIDA Universidade Estadual do Ceará (UECE); Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)
  • Aluiza Alves de ARAÚJO Universidade Estadual do Ceará (UECE); Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)
  • Maria Lidiane de Sousa PEREIRA Universidade Regional do Cariri (URCA); Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
  • Rakel Beserra de Macêdo VIANA Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM; Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)

Palavras-chave:

Vogal, Pretônica, Variação, Alteamento, Fortaleza-CE

Resumo

Com base nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006; LABOV, 2006, 2008, 2010), este trabalho investiga o alteamento da vogal pretônica /o/ na fala culta de Fortaleza-CE. O objetivo é analisar a influência de fatores linguísticos e extralinguísticos sobre o fenômeno. Para isso, selecionamos uma amostra de linguagem falada constituída por 34 informantes provenientes do Projeto Português Oral Culto de Fortaleza (PORCUFORT). Desta amostra, catalogamos 1.385 ocorrências que foram submetidas à análise estatística no programa computacional GoldVarb X. Os resultados evidenciaram que, dentre os fatores relevantes para o alteamento, estão: tipo de vogal tônica, sexo, faixa etária e tipo de registro.

Biografia do Autor

Brenda Kathellen Melo de ALMEIDA, Universidade Estadual do Ceará (UECE); Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras - licenciatura em língua portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua nas áreas de Sociolinguística Variacionista e Dialetologia.

Aluiza Alves de ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará (UECE); Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta K da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada, Sociolinguística e Dialetologia. Coordena o Projeto Variação lexical e morfossintática no falar de Fortaleza-CE, e o Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – LAPESCE.

Maria Lidiane de Sousa PEREIRA, Universidade Regional do Cariri (URCA); Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Doutoranda e mestre (2016) em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras - Língua Portuguesa (2014) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, Sociolinguística Variacionista e Língua Portuguesa. 

Rakel Beserra de Macêdo VIANA, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM; Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM (2007). Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos