OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PLANOS DE ESTÁGIO DE DISCENTE DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE AS DIMENSÕES ABORDADAS

Autores

  • Tânia Guedes MAGALHÃES Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marta Cristina SILVA Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa. Gêneros textuais. Estágio

Resumo

Este artigo traz resultado de pesquisa que objetivou analisar a didatização dos gêneros textuais em materiais didáticos presentes nos planos de intervenção de discentes de estágio supervisionado em curso de Letras – Português. Após a perspectiva do ensino de Língua Portuguesa por meio de gêneros, um processo de transposição e didatização deste constructo se fez necessário, resultando tanto em propostas interacionistas, em que os alunos da escola básica agem socialmente pela linguagem, quanto em propostas artificializadas, em que se privilegia a mera descrição e reconhecimento dos gêneros descolados do contexto. Assim, buscamos analisar como os futuros docentes abordam os gêneros em seus materiais, bem como relacionam os eixos de ensino de língua (oralidade, leitura, escrita e AL). A partir de uma análise documental de dez planos, percebemos, entre outros, que a) aspectos sociodiscursivos dos gêneros são abordados, mas há pouca circulação dos textos produzidos pelos alunos; b) as questões de textualidade são pouco abordadas; c) a relação entre os gêneros e análise linguística é bastante frágil. Isso nos mostra que, apesar de os gêneros estarem presentes nos materiais e, consequentemente, nas escolas, precisamos, ainda, investir numa didatização mais produtiva, enfocando a perspectiva de gênero como forma de interação pela linguagem.

Biografia do Autor

Tânia Guedes MAGALHÃES, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras pela UFJF (MG) e Doutora em Estudos de Linguagem pela UFF (RJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, linha de pesquisa: Linguagens, culturas e saberes

Marta Cristina SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras (Português e Inglês), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Linguagem e Humanidades, e na graduação em Letras (habilitação em Língua Inglesa). 

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos