O USO E A IMPORTÂNCIA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Formação de professores. Práticas e usos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir algumas concepções/percepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de uma escola pública da rede estadual de Macapá-AP sobre o uso e a importância das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa segue a linha qualitativa-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; MOITA-LOPES, 1994), situada no campo da Linguística Aplicada. Como embasamento teórico apresentamos as discussões sobre cultura digital e formação de professores (BUZATO, 2010; FREITAS, 2010), a noção de Web Currículo a partir de Almeida (2010), Almeida e Silva (2011). Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas seis docentes. Os resultados da análise evidenciam que os participantes da pesquisa reconhecem a importância do uso de tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, porém, a falta de formação inicial e continuada e de recursos no espaço escolar leva-os a utilizarem de maneira ainda muito tímida esses recursos digitais em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Rosivaldo GOMES, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Doutor em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP). Pós-doutor em Educação. Professor Adjunto II do Departamento de Letras e Artes de do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET/UNIFAP).

Neida Alfaia SOARES

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduada em Letras Francês pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Edição

Seção

Artigos