LEITURAS DO HIV/AIDS NO CONTEMPORÂNEO: TENSÕES ENTRE O LÚDICO E O POLÊMICO NA WEB-SÉRIE VIRAL, DO PORTA DOS FUNDOS

Autores

  • Renan da Ponte CASTELO BRANCO Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ruberval FERREIRA Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

HIV/AIDS. Identidade. Análise do Discurso. Discurso Polêmico. Discurso Lúdico.

Resumo

Analisamos, no presente artigo, um fragmento da web-série Viral, do humorístico Porta dos Fundos. Objetivamos compreender os movimentos de construção do HIV/AIDS enquanto objeto discursivo no vídeo, tomando alguns dos seus diálogos como corpus. Para tanto, partimos dos conceitos de formação discursiva e interdiscurso, presentes na teoria do discurso de Pêcheux, e, como método, utilizamos o dispositivo de análise de Orlandi (2000), que fornece algumas pistas para a compreensão dos gestos de leitura presentes no vídeo. Como resultados, a análise constatou a presença de um discurso polêmico e lúdico, confrontando diversas formações discursivas e ideológicas relacionadas à epidemia; com isso, pontuou também um conflito entre concepções mistificadas e cientificamente embasadas sobre o HIV/AIDS.  

Biografia do Autor

Renan da Ponte CASTELO BRANCO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ruberval FERREIRA, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Linguística (Unicamp). Professor-pesquisador do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos