LETRAMENTO CRÍTICO EM ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Francieli Matzenbacher Pinton
Universidade Federal de Santa Maria
Caroline Teixeira Bordim
Universidade Federal de Santa Maria
Rosana Maria Schmitt
Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave:
Letramento Crítico, Livro Didático, Ensino Fundamental.
Resumo
Considerando que o letramento crítico visa à formação não só de estudantes que leem criticamente os textos, mas também de atores que almejam a transformação social (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001), este relato de pesquisa tem por objetivo analisar em que medida atividades de leitura promovem o letramento crítico (FREIRE, 2019; JANKS, 2016; MENESES JORDÃO) em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. O universo de análise compreende os livros didáticos do sexto e do nono ano da coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem” aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O corpus de análise é constituído de 44 tarefas de leitura correspondentes à seção denominada Leitura 1 dos 4 primeiros capítulos de cada ano selecionado. Os procedimentos de análise compreendem: i) leitura exploratória da seção de Leitura 1 em termos de tarefas e respostas sugeridas ao professor; ii) identificação das tarefas que focalizavam, em alguma medida, o letramento crítico; e iii) análise das tarefas de acordo com as dimensões e objetivos do letramento crítico. Os resultados apontam para uma perspectiva de LC ainda em construção, considerando que a dimensão “lendo o texto” é predominante nos livros investigados. Nessa dimensão, são privilegiados, especialmente, objetivos que buscam identificar o propósito do texto, relacionar texto ao seu contexto e analisar as escolhas lexicais e gramaticais em relação à visão de mundo do autor.