LETRAMENTO CRÍTICO EM ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline Teixeira Bordim Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosana Maria Schmitt Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Livro Didático, Ensino Fundamental.

Resumo

Considerando que o letramento crítico visa à formação não só de estudantes que leem criticamente os textos, mas também de atores que almejam a transformação social (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001), este relato de pesquisa tem por objetivo analisar em que medida atividades de leitura promovem o letramento crítico (FREIRE, 2019; JANKS, 2016; MENESES JORDÃO) em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. O universo de análise compreende os livros didáticos do sexto e do nono ano da coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem” aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O corpus de análise é constituído de 44 tarefas de leitura correspondentes à seção denominada Leitura 1 dos 4 primeiros capítulos de cada ano selecionado. Os procedimentos de análise compreendem: i) leitura exploratória da seção de Leitura 1 em termos de tarefas e respostas sugeridas ao professor; ii) identificação das tarefas que focalizavam, em alguma medida, o letramento crítico; e iii) análise das tarefas de acordo com as dimensões e objetivos do letramento crítico. Os resultados apontam para uma perspectiva de LC ainda em construção, considerando que a dimensão “lendo o texto” é predominante nos livros investigados. Nessa dimensão, são privilegiados, especialmente, objetivos que buscam identificar o propósito do texto, relacionar texto ao seu contexto e analisar as escolhas lexicais e gramaticais em relação à visão de mundo do autor.

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos