A MONITORIA DE LÍNGUA ESPANHOLA NA FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO E NA MOTIVAÇÃO DOS MONITORES NA CARREIRA DOCENTE

Autores

  • Ronaldo Oliveira Pereira ARAUJO UFDPar / Graduado
  • Glauber Lima MOREIRA UFDParPROFESSOR DE ESPANHOL

Palavras-chave:

Programa de monitoria. Língua espanhola. Turismo.

Resumo

Falar um novo idioma é fator de extrema importância em vários aspectos, quer seja no sentido cultural, social, acadêmico ou laboral. Assim sendo, a língua espanhola tem relevância no cenário brasileiro devido às relações do Brasil com países membros do MERCOSUL e com a Espanha. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo principal abordar a importância e a contribuição do Programa de Monitoria para a formação do futuro turismólogo no tocante ao ensino da disciplina de Língua Espanhola Aplicada ao Turismo. Foi utilizado como marco teórico os trabalhos: Brasil (2005), Araújo (2019) e Lima (2019), dentre outros. Para a realização deste estudo documental e de campo, de cunho qualitativo, foi aplicado um questionário aos ex-monitores de espanhol e aos professores efetivos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Diante do resultado alcançado, verifica-se que o Programa de Monitoria é uma ferramenta essencial de estímulo aos ex-monitores para o estudo da língua espanhola tanto na universidade como fora dela, inclusive para o interesse pela carreira docente. Com esse programa, o aluno pode desenvolver a competência profissional e acadêmica, mais especificamente em relação à docência.

Biografia do Autor

Ronaldo Oliveira Pereira ARAUJO, UFDPar / Graduado

Graduado em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) / Campus Ministro Reis Velloso (CMRV). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) pela mesma instituição.

Glauber Lima MOREIRA, UFDParPROFESSOR DE ESPANHOL

Doutor em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona. Graduado em Letras Português/Espanhol e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Atua como Professor de Espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia e Lexicografia. Possui o Diploma de Proficiência em Língua Espanhola - D.E.L.E. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino/aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. Também faz parte do ALiB - Atlas Linguístico do Brasil - como bolsista voluntário na equipe do Ceará sob orientação e coordenação dos professores Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes e Prof. Dra. Socorro Aragão. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI; Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Edição

Seção

Artigos