LETRAMENTO LITERÁRIO, AÇÃO DOCENTE RESPONSIVA ATIVA E ATUAÇÃO TÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Letramento Literário. Responsividade Ativa. Atuação Tática

Resumo

Na área da Linguística Aplicada, este estudo tem o objetivo de investigar como se estabelece o letramento literário para professores de língua portuguesa e literatura do ensino fundamental, de modo a possibilitar inter-relações entre os conceitos de letramento literário com as noções de ação docente responsiva ativa e tática. Para tanto, trago um apanhado teórico sobre letramento, letramento literário, ação docente responsiva ativa e táticas a partir de autores como Street (2003), Cosson (2015), Solak (2013), De Certeau (2014) e outros. A metodologia é de abordagem qualitativa/interpretativista, uma vez que os discursos de 5 (cinco) professores, que responderam a um questionário on-line aberto, são cruzados com a base teórica já mencionada. A pesquisa aponta que 2 (duas) professoras relatam práticas sem relação com o letramento literário, com menor responsividade ativa e sem indícios de atuação tática; um professor e uma professora deixam evidente o apego ao letramento literário numa perspectiva individual e responsividade ativa no caminho para a atuação tática; e apenas um professor se insere no plano do letramento literário num viés político-ideológico, com maior responsividade ativa e efetiva atuação tática. Tais resultados acabam por frisar a necessidade de um trabalho mais significativo com o letramento literário em contextos de formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB). É professor de Linguística da Universidade de Pernambuco (UPE/Campus Garanhuns) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Líder do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/UNEAL) e pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL).

Downloads

Publicado

2023-02-03

Edição

Seção

Artigos