LEITURA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS EM SALA DE AULA: TECENDO FIOS DIALÓGICOS

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo, Leitura, Lendas e mitos.

Resumo

Neste trabalho, analisam-se cenas de interação entre alunos, professora e texto em uma sequência de ensino de  leitura de lendas e mitos guarapuavanos, em um contexto de 7º ano do ensino fundamental. Para tanto, tomam-se como referenciais teóricos os pressupostos do dialogismo, a destacar seus princípios que se sobressaem nas práticas de leitura. Os dados tomados para a análise advêm de uma pesquisa-ação implementada com a turma por 38 aulas. Os resultados indicam que os princípios dialógicos na leitura possibilitaram aos alunos a manifestação de réplicas e valores sociais, a expansão da consciência sócio-ideológica e a ampliação de conhecimentos acerca das lendas e dos mitos.

Biografia do Autor

Marina Zvierzikovski MARCHIORO, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Letras

Professora da Rede Pública - Educação Básica, do Paraná

Cristiane Malinoski Pianaro ANGELO, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Letras

Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO

Lidia STUTZ, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Letras

Docente do Departamento de Letras  da UNICENTRO

Downloads

Publicado

2023-02-03

Edição

Seção

Artigos