GOD SPELL: DISCURSIVIDADES PRESENTES EM LETRAS DE MÚSICAS EVANGÉLICAS

Autores

Resumo

Este artigo objetiva investigar como a discursividade presente em letras de músicas gospéis é (re)produzida a partir de mecanismos responsáveis por criar efeitos de sentidos oriundos não apenas do discurso religioso, mas de outros circulantes na sociedade. Para tal empreendimento, utilizamos o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso para analisarmos três letras de músicas gospéis, a saber, “Uma canção de amor pra você”, “O tempo” e “Ressuscita-me”. Nelas descrevemos e interpretamos o funcionamento de sentidos circulantes no seio social, considerando as circunstâncias em que emergem. Para tanto, empregamos os conceitos de discurso, de condições de produção, de pré-construídos, de formação discursiva, de interdiscurso/intradiscurso, entre outros, a fim de verificarmos dada rede discursiva, sua abrangência, interligação e, sobretudo, a imbricação dessas formações discursivas que delimitam sentidos religiosos em músicas gospéis.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa SOARES, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É colíder do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL-UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional.

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Publicado

2023-02-03

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Artigos