CADÊ AS MANAS?: (IN)VISIBILIDADE LGBTQIA+ EM WEBNOTÍCIAS DE ESPORTE NO BRASIL

Autores

Resumo

Após décadas de lutas por diretos civis, a comunidade LGBTQIA+ tem ganhado mais visibilidade nas diversas esferas sociais, principalmente em espaços onde circulam discursos oficiais (BAKHTIN, 2015[1975]), como nos gêneros discursivos jornalísticos. Nesse sentido, se antes as modalidades e o noticiário esportivo de alto rendimento privilegiavam majoritariamente padrões heteronormativos, atualmente esses espaços têm ganhado a presença de LGBTQIA+. Com base nessa contextualização, questionamos: se as modalidades esportivas de alto rendimento têm tido mais integrantes LGBTQIA+, os noticiários esportivos têm dado visibilidade a esses sujeitos em suas coberturas? Na busca por responder a esse questionamento, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar se/como discursivamente sujeitos LGBTQIA+ são (in)visibilizados ideológico-axiologicamente em conteúdos semântico-objetais das webnotícias de esporte, no Brasil, no ano de 2021. Ancorada na Análise Dialógica de Discurso (ADD), a pesquisa traz como geração de dados webnotícias publicadas no portal GE.com, entre os meses de fevereiro a novembro de 2021. Como resultados, ressaltamos as seguintes regularidades enunciativo-discursivas do conteúdo semântico-objetal das webnotícias: a) a possível visibilidade aos LGBTQIA+ se dá com destaque no mês de junho/2021, por ser o mês do orgulho LGBTQIA+, quando centralizam-se webnotícias relacionando esses sujeitos e o cenário esportivo; b) o protagonismo discursivo é direcionado aos heterossexuais, principalmente homens; c) a maior parte das webnotícias é relacionada a casos de homofobia; d) as webnotícias contemplam discussões sobre outros sujeitos LGBTQIA+, que não os gays, como as/os transgêneros, a partir de questionamento de vantagens/desvantagens físicas/biológicas, o que tendencia a uma invisibilidade dessas pessoas no esporte de alto rendimento.

Biografia do Autor

Rodrigo ACOSTA PEREIRA

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atuou no PIBID - Língua Portuguesa da UFSC. É um dos editores da revista Letra Magna. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC, no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN e no GED - Grupo de Estudos Discursivos da UNESP. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Membro efetivo da ABRALIN. Sócio pleno da ALAB. Participou da avaliação de livros didáticos do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2019/2020), do MEC/PNLD - Projetos de Vida/Ensino Médio (2020-2021) e do MEC/PNLD - Linguagens e suas tecnologias para o Ensino Médio (2021). Integra projetos de cooperação científica internacional com Universidade de Vigo (Espanha), Universidade do Porto (Portugal) e PUC-Santiago (Chile). Integra projetos de cooperação científica nacional com a UFT, UFPA, UTFPR, Unioeste. 

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Publicado

2023-02-03

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Artigos