JOGO ESCOLAR E AUTONOMIA LEITORA

uma análise crítico-reflexiva

Autores

Resumo

Neste estudo, fez-se uma investigação interdisciplinar a respeito da cultura escolar e da autonomia leitora em contextos escolares de periferia e pobreza multidimensional. O objetivo principal foi discutir a respeito das expectativas escolares relativas às atividades autônomas de leitura, levando em consideração as próprias contradições do jogo escolar em contextos de empobrecimento multidimensional. A relevância do estudo consiste em compreender a construção da autonomia leitora a partir de contextos socioeconômicos específicos. Apresenta-se, no estudo, resultados parciais da pesquisa intitulada Análise sociológica das práticas de leitura de alunos de escola pública periférica da cidade de Imperatriz/MA, desenvolvida ao longo do Mestrado em Letras, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estudo se fundamenta nos pressupostos de Canegal e Lima (2014), Cobo, Athias e Matos (2014), Freitag (2020), Kleiman (2009), Lahire ([1997], 2004), Nunes (2021), entre outros. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, etnográfica e de caráter exploratório, por meio de observações em campo e aplicação de questionário ao público-alvo. Como resultado da investigação, percebeu-se que a escola, fundada em um trabalho pedagógico voltado às práticas de aprendizagem dos grupos dominantes, expecta do aluno socialmente menos privilegiado um modelo de autonomia leitora que nem sempre a própria instituição pode oferecer. Sugere-se que sejam realizadas investigações mais amplas em outros contextos educacionais de periferia e empobrecimento multidimensional.

Palavras-chave: Cultura escolar. Jogo escolar. Autonomia. Educação em periferias urbanas. Pobreza multidimensional.

Biografia do Autor

Dayane Pereira Barroso de CARVALHO, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA). E-mail: dayanepereirabr@gmail.com.

Maria da Guia Taveiro SILVA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. É Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). E-mail: maria.silva@uemasul.edu.br

Downloads

Publicado

2024-03-06