DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DO PB POR SURDOS FALANTES DE LIBRAS: UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

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Resumo

: Nosso propósito, neste artigo, é socializar nossa pesquisa doutoral em andamento cujo objetivo principal é analisar como, e em que medida, variáveis individuais militam no desenvolvimento da escrita do português brasileiro (pb) por surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (libras), com foco especial na interação entre esses dois sistemas linguísticos. A pesquisa se fundamenta na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e nos Modelos Baseados no Uso, ademais de tomar emprestada a literatura da surdez sobre consciência fonológica, cultura/comunidade surda, identidade surda e leitura. Embora seja bastante comum as pesquisas da área de aquisição da linguagem de sujeitos surdos fazerem análises em nível de grupo, nossa pesquisa inova por buscar aspectos idiossincráticos do desenvolvimento da linguagem desses sujeitos, considerando não apenas o linguístico senão também o fisiológico, o social, o cultural e o identitário. A pesquisa conta com a colaboração de, em média, 20 surdos baianos, com idade entre 18 e 50 anos, tendo o 6º ano do Ensino Fundamental II como escolaridade mínima. Além de entrevista-conversa para anamnese individual dos participantes, a pesquisa aplica, em libras e em português, 4 tarefas linguísticas (compreensão leitora e fluência verbal) como instrumento de coleta de dados. O estudo tem caráter experimental, com dados estatísticos, mas também pretende analisar o perfil individual qualitativamente. Desse modo, a pesquisa que aqui apresentamos deseja evidenciar que a interação libras-pb também está relacionada à militância de variáveis não linguísticas, de fatores identitários, subjetivos e, portanto, idiossincráticos, revelando que cada trajetória de desenvolvimento é individual e única.

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Publicado

2023-02-06

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Artigos