INSTRUMENTALIZAÇÃO DISCURSIVA DO VERBO ‘MILITAR’:

Uma análise no dicionário Aulete Digital

Autores

Resumo

Este estudo se constitui de uma análise discursivamente das descrições do verbo ‘militar’, presentes em duas versões do dicionário Caldas Aulete (1980 e 2007), para que se possa verificar, por meio de mecanismos discursivos, os processos ideológicos presentes nas condições de produção desses dois objetos. Para a análise, utilizou-se ferramentas da Análise do Discurso Francesa – os conceitos de interdiscurso (ORLANDI, 2009), Formação ideológica e Formação discursiva (PÊCHEUX, 2011). O estudo discursivo de dicionários contribui para a compreensão das estruturas ideológicas presentes nas condições de produção desses objetos, impressas por meio da materialidade da língua, de modo que se possa alcançar os sentidos que ‘militar’ (enquanto ação) alcançam institucionalmente. Pela análise observou-se que, em ambos os casos, os exemplos dispostos pelo interdiscurso revelam uma Formação ideológica pró-militar e conservadora; e se inserem em uma Formação discursiva institucional, marcada pela neutralidade intencional, concisão e didatismo as explicações, classificando o dicionário como o detentor dos dizeres em sua forma oficial. Diferenças entre os objetos também se tornam relevantes, pois delimitam o contexto histórico em que cada um desses instrumentos foi construído e a alteração de concepções políticas acerca da língua impressas por suas materialidades discursivas. Nessa perspectiva, destaca-se a mudança de ambientação dos exemplos, o que implica na alteração na concepção de língua e norma: no significado de 1980, essas noções atrelam-se a ideia língua originária; no de 2007, a norma linguística vincula-se à consolidação de valores institucionais e democráticos/ republicanos.

Biografia do Autor

Paula Ramos GHIRALDELLI, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com ênfase em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa: Texto, Discurso e História). E-mail: prghiraldelli@ mail.uft.edu.br.

Thiago Barbosa SOARES, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É colíder do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL-UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional.

Downloads

Publicado

2024-03-06