RAÇA E(M) LIVROS DIDÁTICOS DE LI:

Um olhar para as pesquisas acadêmicas

Autores

  • Maria Luisa Nobre BORGES
  • Cristiane BRITO

Resumo

Este artigo discute alguns resultados de um projeto de iniciação científica que se propôs a mapear estudos que tematizam a raça em livros didáticos voltados para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE). A partir dos estudos em Linguística Aplicada e decoloniais, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, de natureza quanti-qualitativa, em que analisamos teses, dissertações universitárias, artigos, anais de congresso e trabalhos de conclusão de curso sobre o tema em questão, publicados no período de 2012 a 2022. Nossas análises apontam que, segundo pesquisadores/as, a raça é abordada de maneira superficial e colonizada nos livros didáticos de LI como LE, sendo os corpos negros representados como seres inferiores e subalternizados, sem representatividade em posições de sucesso e de forma homogênea no que se refere ao mercado de trabalho, como se não pudessem contribuir economicamente ou desempenhar funções e papeis variados. Nossa investigação aponta ainda a necessidade de mais estudos que abordem a raça sob a perspectiva dos estudos da decolonialidade.

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Publicado

2024-03-06