TRATAMENTO DIDÁTICO DA MULTIMODALIDADE NO EIXO DE “ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA” DA BNCC

Autores

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que objetiva estabelecer a equidade com relação aos conteúdos e objetos de conhecimentos acessados pelos estudantes brasileiros. Esse documento apresenta, em suas concepções, uma série de novos paradigmas que impactam diretamente a prática docente de professores a nível nacional. Entre esses paradigmas está um novo modo de conceber e inserir a multimodalidade no âmbito escolar. Tendo em vista esse contexto, à luz da Semiótica Social (KRESS, VAN LEEUWEN E LEITE-GARCIA, 2001), este artigo analisa o tratamento didático da multimodalidade no eixo de “análise linguística/semiótica” da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). Para tanto, além dos autores supracitados, nos ancoramos nos trabalhos de Rojo e Moura (2012) Rojo e Barbosa (2015) e Ribeiro (2021). A metodologia utilizada para a construção de uma análise interpretativa é de cunho qualitativa e documental. Os resultados mostram que, apesar de a BNCC contar com uma consistente fundamentação teórica a respeito da multimodalidade, alinhada aos estudos acadêmicos a respeito do tema,  no conjunto de habilidades que compõem o eixo analisado há, ainda, pouco aprofundamento na abordagem das múltiplas semioses, predominando, até então, uma hierarquização da semiose verbal (oral ou escrita) sobre as outras semioses, como se estas estivessem sempre operando para o reforço da semiose verbal e assumissem posição secundária no processo interativo de construção de sentidos.

Biografia do Autor

Lucineudo Machado IRINEU , Universidade Estadual do Ceará

Professor, pesquisador e extensionista do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Doutor em Linguística pela UFC, onde também desenvolveu estágio de pós-doutorado. Realizou intercâmbio (doutorado sanduíche) na Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Atua em Linguística Aplicada, desenvolvendo e orientando projetos de pesquisa e de extensão em Análise do Discurso Crítica. Seus projetos dialogam com os seguintes temas: discursos de/sobre grupos minorizados e/ou em situação de vulnerabilidade social, representações sociais, identidades, ideologias, práticas de letramento, invisibilidade e silenciamento discursivos, desconstrução de relações assimétricas de poder, decolonialidade do saber e formação crítica de professores de línguas materna e estrageira, em especial a língua espanhola. Lidera o Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (@grupoadcuece). Integra as equipes de coordenação dos projetos de extensão Escola Areninha e UECE Solidária. Negro, gay e pai adotivo. Militante em defesa dos direitos de grupos minorizados, principalmente crianças/adolescentes institucionalizados e integrantes da comunidade LGBTQIA+. É voluntário da ONG Acalanto Fortaleza (@acalantofortaleza). É pai dos lindos Messias e Jonas, adotados aos 07 e aos 13 anos respectivamente. E-mail: lucineudo.irineu@uece.br / Instagram: @lucineudoirineu / Youtube: Lucineudo Irineu

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Publicado

2024-03-06