NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO:

Panorama das pesquisas com índice H ≥5 na base de dados Scopus

Autores

Resumo

A parceria entre Neurociência e a Educação é essencial para que educadores e educandos possam compreender os mecanismos que fundamentam a aprendizagem e a memória. Este estudo traz um panorama das pesquisas, realizadas nas bases de dados SCOPUS, entre os anos de 2017 e 2022, a partir dos descritores “neurociência” e “educação” no título e do indicador booleano and entre eles. Das 1657 produções disponíveis, 356 foram extraídos pelo filtro área de estudo (Neurociência). Destes, 25 trabalhos foram escolhidos pela aderência ao objetivo do estudo, ou seja, neurociência aplicada à educação e também pelo número de citações, optando-se por artigos com 5 ou mais citações. Os textos foram submetidos ao software Iramutec e foram discutidos: nuvem de palavras, classificação hierárquica descende e análise de similitude. As publicações na área de neurociências aplicada à educação têm aumentado significativamente devido o interesse de profissionais da área no aprofundamento e utilização deste estudo. Verificou-se que é possível utilizar estratégias como a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a função executiva, a meditação e os processos colaborativos para minimizar as dificuldades na sala de aula.

Biografia do Autor

Kátia Celina da Silva RICHETTO, UNITAU - Universidade de Taubaté

É doutora em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP (2002), possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (1996), graduação pela Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP e especialização em Educação a Distância (2014). Atualmente é professora titular da Universidade de Taubaté (UNITAU), atuando na graduação presencial e EaD. No mestrado profissional em Educação da UNITAU, atua nas linhas: formação docente e desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas para a equidade.

Willian José FERREIRA, Universidade de Taubaté

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Guaratinguetá), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desde 2002, exerce atividades na Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades do INPE, concentrando suas atividades no estudo das emissões de gases de efeito estufa resultantes da alteração do uso e ocupação do solo em diferentes biomas. Em paralelo, a partir de 2013, assumiu o papel de professor no Instituto Básico de Exatas da UNITAU, onde também participa na modalidade de ensino a distância (EAD). Em 2023, conquistou a posição de docente no Mestrado Profissional em Educação, dedicando-se a pesquisar práticas pedagógicas para promover a equidade no ensino de Matemática.

Marco Rogério da Silva RICHETTO, Faculdade de Tecnologia SENAI Félix Guisard

Doutorando em Engenharia (FEG/UNESP), possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté (2003) e mestrado em Engenharia Mecânica (Automação Industrial e Robótica) pela Universidade de Taubaté (2007). Tem experiência, como docente de ensino superior e técnico, nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle, tendo ministrado: Teoria Eletromagnética, Microondas, Sistemas de Telecomunicações, Propagação de Ondas, Antenas, Eletrônica Geral, Digital e de Potência, Automação Industrial (CLPs, Robótica, Pneumática e Hidráulica). É professor no curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e na Pós-graduação em Automação Industrial e Robótica da Faculdade de Tecnologia "Félix Guisard" CFP 3.01 - SENAI/SP.

Messias Borges SILVA, Universidade de São Paulo

É livre docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP (2008), possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade estadual de Campinas (1996). Foi Diretor Geral da atual EEL/USP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Química e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Método de Taguchi, Processos Oxidativos Avançados, Otimização e Planejamento de Experimentos, dentre outros

Downloads

Publicado

2024-03-06