A ARGUMENTAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Renata Gonçalves PENIDO Universidade de Taubaté

Resumo

O tema deste artigo é a argumentação na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). A argumentação faz parte das práticas de linguagem que devem ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental, por ser de relevância para que os alunos possam defender seus pontos de vista e atuar criticamente como cidadãos. Como professora, observei que a BNCC (Brasil, 2018) menciona a argumentação, porém não faz referências a fontes bibliográficas, e, principalmente, apresenta uma linguagem com formalidade teórica que os professores podem não dominar totalmente. O objetivo do artigo é contribuir para o desenvolvimento da proposta da BNCC (Brasil, 2018) em relação à argumentação no ensino de Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, os objetivos são: 1) identificar as menções à argumentação nesse documento, na etapa especificada; 2) investigar as características do trabalho com o desenvolvimento da capacidade de argumentar que esse documento propõe e as bases teóricas em que se fundamenta. Teoricamente, a pesquisa se baseia em estudos sobre a argumentação; metodologicamente, é de caráter qualitativo, do tipo documental. A análise dos dados mostrou que a argumentação é proposta na BNCC para além do modelo da Retórica e da Nova Retórica. Para atender a essa proposta, a competência argumentativa deve ser trabalhada no funcionamento real da linguagem, nos diferentes gêneros discursivos, em perspectiva discursiva e dialógica, como propõe Fiorin (2016).

Biografia do Autor

Renata Gonçalves PENIDO, Universidade de Taubaté

Formada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); bolsista CAPES.

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Publicado

2024-02-08