UMA ABORDAGEM SOBRE PROJETO DE LETRAMENTO NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CAMINHOS DA ESCRITA

Autores

Resumo

Nas áreas de Educação e Letras, estudiosos têm pesquisado sobre o que é recomendado e realizado pelo professor em sala de aula. Ao considerar esse contexto, constitui-se como pergunta desta pesquisa: O que é prescrito e realizado pelo docente, participante de curso de formação continuada, em relação ao gênero laboral projeto? No desejo de respondê-la, estabelecemos como objetivo refletir sobre formação docente a partir do tratamento didático concedido à escrita de um dispositivo de ensino utilizado pelo professor, solicitado em sua atuação, o projeto. Para tanto, reconhecemos os eixos teóricos da Linguística Aplicada e da Educação, sendo este último dedicado à formação docente (Zeichner, 1993; Amigues, 2004; Freire; Leffa, 2013; Machado, 2002; Franco, 2009; e Pinheiro et al., 2016), bem como a projeto de letramento (Kleiman, 2001; Oliveira, 2016; e Geraldi, 1997). A pesquisa tem características de natureza qualitativa híbrida, pois usamos a netnografia e análise documental, com circulação na esfera virtual, e envolve a análise de um protótipo de projeto de práticas de letramento1 e um produto escrito por um dos cursistas participantes do curso Caminhos da escrita, oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro. Os resultados finais apontam divergências entre o que o curso propõe e o cursista escreveu, que não segue à risca as prescrições repassadas no itinerário de seus estudos; apenas algumas das orientações propostas na atividade foram contempladas. Houve acréscimo de texto, com a atribuição de títulos às seções e ignorância à produção de palavras, levando em conta a quantidade para cada parte do projeto.

Biografia do Autor

Renilson Nóbrega GOMES, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino (UFCG), Mestre em Letras (UFRN), Pós-graduado em Linguística e Literatura (UEPB), Formação do Educador (UEPB) e Linguística de Texto e Ensino (UFRN), e Graduado em Letras (UEPB). Leciona a disciplina de Língua Portuguesa na rede de ensino de Tenório-PB e na rede de ensino da Paraíba.

Williany Miranda da SILVA, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento, concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e outro pela Universidade Federal do Ceará, (UFC -2018-2019), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e formação docente, com orientações tanto na pós graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras. Neste último, atuou como coordenadora de 2016 a 2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, e membro da linha de pesquisa "Ensino de línguas e Formação docente", do PPGLE, do qual é integrante desde 2005.

Downloads

Publicado

2024-04-16