Letramento acadêmico, autoria e alteridade: um olhar sobre o (o)outro da escrita<br>Academic literacy, authority and alterity: a look at the (o)other of the writing<br>El autoría y alteridad: una mirada acerca del (o)otro de la escrita

Autores

  • Elzira Yoko UYENO UNITAU

Resumo

Resumo

Estatuto do (O)outro na constituição daquele que escreve é o objeto desta reflexão. Menções a dificuldades na redação da dissertação por mestrandos em Lingüística Aplicada constituíram o problema deflagrador do estudo. Sob a hipótese de que as interrupções mencionadas eram determinadas por razões que transcendiam as de ordem textual, analisaram-se discursos desses alunos com o objetivo de compreender a natureza dessas dificuldades. Analisando discursos relativos ao letramento acadêmico, o estudo em relato se guia pelo último Foucault e pelo último Pêcheux e, por conseguinte, por Lacan, como archotes iluminadores. Mais especificamente, a partir do pressuposto de que o sujeito é, inelutavelmente, sujeito da ideologia e do inconsciente, uma vez que somos constituídos na e pela linguagem, analisam-se os processos de constituição do autor. Assumir esse pressuposto implica considerar “processos de subjetivação” (Foucault) e “processos de identificações” (Lacan) do indivíduo que se realizam por meio da linguagem e, por conseguinte, da escrita. Resultados da análise demonstram que suas menções a dificuldades de escrita se devem ao caráter contínuo da constituição do autor, dada a (in)tangibilidade da escrita, uma vez que constituída do outro e do Outro.

Palavras-chave: alteridade, discurso, outro; Outro; escrita acadêmica.

 

Abstract (O)other nature in their influence on who writes is the subject of this paper. Applied Linguistic Post Graduation courses students complain about difficulties in writing their academic compositions were the starting point of this research. Moved by the hypothesis that those complains result from others problems than textual, this research analysed their discourses. Focusing academic literacy discourses, this research uses the last Foucault, and the last Pêcheux, in consequence, Lacan, as main supporters. From last Pêcheux, this paper takes his assumption that the subject is, always, the subject of ideology and, at same time, the subject of unconscious. Taking t hese assumptions means considering “subjectivations process” and “identifications processes” which realize by the means of language, in consequence, by writing. The discourses, as analyzed under French perspective Discourse Analysis , have shown the authors’ successive process of formation, because of the writing (un)tangibility, since it is formed by other and by Other.

Key Words: author; discourse, other; Other; academic writing.


 

Resumen

El estatuto del (O)otro en la constitución de aquello que escribe es el objeto de esta reflexión. Menciones acerca de dificultades en redactar tesis por alumnos de máster en Lingüística Aplicada constituye el problema deflagrador del estudio. Bajo la hipótesis para la dificultad en la actividad de la escrita transciende las dificultades meramente textuales, este estudio se consagró al análisis del discurso de esos estudiantes con el objetivo de comprender la naturaleza de esas dificultades. Balizándose por el ultimo Foucault y por el ultimo Pêcheux, por consiguiente, por Lacan, este estudio emprende el análisis del discursos relativos al letramiento académico. Mas precisamente, bajo la presuposición de que el sujeto es, ineluctablemente, sujeto de la ideología e del inconsciente, porque somos constituidos en/ y por la lenguaje, fuerán analizadas procesos de constitución del autor.  Aceptar esa presuposición implica considerar procesos de subjetivación (FOUCAULT) y procesos de identificaciones (LACAN) del individuo que se realizan por medio de la lenguaje y, como tal, de la escrita. Los resultados del análisis emprendido muestran que sus menciones a dificultades en la actividad de la escrita tienen origen en la naturaleza continua de la constitución del autor, en virtud de la (in)tangiblidad de la escrita, porque constituida del otro u del Otro.

Palabras clave: autor, discurso, otro, Otro; escrita académica.

 

 

Biografia do Autor

Elzira Yoko UYENO, UNITAU

Departamento de Ciências Sociais e LetrasPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUniversidade de Taubaté – UNITAU

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