Avaliação de produto e melhorias técnicas na percepção dos consumidores por meio de grupos focais

Autores

  • Fabiano Vieira Vilhena Universidade de São Paulo
  • Flávia Maud Levy Abrahão Universidade de São Paulo
  • Alessandra de Vito Inhesta Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo

Ações de educação em saúde são fundamentais como direito de cidadania e melhoria na qualidade de vida, pois se valoriza a diversidade, a heterogeneidade e a intercomunicação a partir de iniciativas entre o saber científico e o saber popular.  O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de professores e gestores de escolas na realização de ações educativas preventivas, almejando a melhoria na condição bucal de crianças escolares. Para isso, o método utilizado foi de pesquisa qualitativa por meio de grupos focais e com roteiro de entrevista do tipo semiestruturado com perguntas abertas, participaram 10 pessoas em Bauru-SP e 9 pessoas em Londrina-PR. Como resultados, ressaltam-se a relevância da percepção dos envolvidos, trazendo subsídios para o aperfeiçoamento de programas educativos e preventivos em saúde bucal, além de observações relevantes como a falta de referência da família e a baixa participação dos pais no processo de formação, no qual os educadores acabam por atuar mais efetivamente.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Pesquisas Originais