Avaliação de produto e melhorias técnicas na percepção dos consumidores por meio de grupos focais
Abstract
Ações de educação em saúde são fundamentais como direito de cidadania e melhoria na qualidade de vida, pois se valoriza a diversidade, a heterogeneidade e a intercomunicação a partir de iniciativas entre o saber científico e o saber popular. O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de professores e gestores de escolas na realização de ações educativas preventivas, almejando a melhoria na condição bucal de crianças escolares. Para isso, o método utilizado foi de pesquisa qualitativa por meio de grupos focais e com roteiro de entrevista do tipo semiestruturado com perguntas abertas, participaram 10 pessoas em Bauru-SP e 9 pessoas em Londrina-PR. Como resultados, ressaltam-se a relevância da percepção dos envolvidos, trazendo subsídios para o aperfeiçoamento de programas educativos e preventivos em saúde bucal, além de observações relevantes como a falta de referência da família e a baixa participação dos pais no processo de formação, no qual os educadores acabam por atuar mais efetivamente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must state:a) The author(s) of the manuscript above cited, guarantee that all author(s) have revised the final version of the article, and have approved and authorized the publication at Clinics and Research in Dentistry- UNITAU journal.
b) Nor this paper or another substantially similar in contents has already been published or is being published in another printed or electronic journal under his authorship and knowledge.
c) The article above-mentioned is being submitted to Clinics and Research in Dentistry-UNITAU with knowledge and approval of The Institution or Organization of author(s) affiliation.
d) The author(s) also agreed to transfer copyright of their article to Clinics and Research in Dentistry- UNITAU since the date of its submission. In case the publication is not accepted, the transference of copyright will be automatically revoked.
e) All corporative or institutional affiliations and all financial support for the work are properly acknowledged.