Aprendendo com a natureza: o mecanismo de captura pelas plantas insetívoras e a polinização

Autores

  • Adriana Mascarette Labinas Universidade de Taubaté
  • Elisa Mitsuko Aoyama Universidade de Taubaté
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté

Resumo

Sabe-se que são escassas as atividades lúdicas para o ensino de Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental. Assim, dentro do Projeto de Extensão “Natureza & Criança”, em 2006, com o objetivo de apresentar uma alternativa para o ensino de botânica nas escolas, um grupo de seis alunos do curso de Agronomia da Universidade de Taubaté desenvolveu, como parte da metodologia de trabalho, uma estação sobre polinização e outra sobre o mecanismo de captura de insetos por Nepenthes sp. Os alunos, com base em dados bibliográficos e em observação de livros didáticos utilizados nos 2os e 3os anos do ensino fundamental, elaboraram atividades lúdicas sobre os temas. Para tanto, grupos de 20 crianças foram divididos em duas equipes. De cada equipe era escolhida uma criança que, vestindo adereços que imitavam abelhas e mamangavas (insetos polinizadores) disputavam uma corrida entre dois reservatórios, sendo um cheio de pólens (flor) e outro vazio. Dada a largada, os participantes fantasiados tinham que pegar o maior número de polens de uma flor, fazê-los fixar na fantasia revestida de fitas de velcro e depositá-los na outra flor. Terminada a coleta de todos os polens, declarava-se vencedora a equipe que primeiro transferisse todos os grãos de pólen e visualizassem os frutos escondidos logo abaixo da imitação da flor. O tema polinização pôde ser abordado, entendido e vivenciado com grande facilidade pelas crianças. Os mesmos times também foram convidados a brincar de pescaria, cada criança era um pescador, cada isca era um pequeno Profa Profa inseto em origami e cada peixe era uma imitação do Nepenthes SP feito de papel e bolsas plásticas. Os temas puderam facilmente ser entendidos pelos alunos de um modo muito agradável.

Downloads

Edição

Seção

Artigos