O mal-estar da escrita: para além do letramento acadêmico, Um desejo do outro<br>The discomfort of writing: beyond academic literacy, An other’s wish<br>El malestar de la escrita: para más allá del letramiento académico, un deseo del otro
Autores
Elzira Yoko UYENO
UNITAU
Resumo
A enunciação sobre o mal-estar imposto pela tarefa de redigir a dissertação acadêmica por alguns mestrandos constitui o objeto do presente estudo. Relatos informais de alguns redatores de escrita acadêmica de que não passavam incólumes por esse mal-estar e de que as dificuldades transcendiam as de ordens técnicas próprias do letramento acadêmico deflagraram o empreendimento deste estudo. Balizando-se pela Análise do Discurso de perspectiva francesa e por conceitos da Psicanálise lacaniana, este estudo se consagrou à análise da relação estabelecida entre a atividade da escrita da dissertação acadêmica e a constituição da subjetividade de seu redator. O corpus de análise foi constituído de comentários informais sobre a atividade da escrita da dissertação tecidos por mestrandos de um programa de Lingüística Aplicada. Os resultados da análise do discurso de redatores de dissertação de mestrado que enunciavam o mal-estar da escrita levaram à conclusão de que a angústia no empreendimento da tarefa de escrever o texto acadêmico não tinha origem apenas no caráter constitutivamente suicida do texto de natureza acadêmica, uma vez que o autor se desvanece, ao dever recorrer a outros autores, como se supusera. A análise do corpus revelou que a razão para a sensação de desconforto com o próprio texto estava em o autor tomar seu orientador como sujeito suposto saber, histerizar-se e demandar do orientador um saber sobre si.Palavras-chave: letramento; psicanálise; Análise do Discurso; escrita acadêmica.