Cumprindo a agenda ética da pesquisa em LA: uma análise da formação do professor

Autores

  • Marília Curado VALSECHI UNICAMP

Palavras-chave:

formação do professor, interação em sala de aula

Resumo

As discussões atuais sobre a configuração da Linguística Aplicada (doravante, LA) contemporânea, sua relevância social, o compromisso ético em seguir uma agenda política, apontam para um modo de fazer LA voltado para a transformação social, ou melhor, para a reconfiguração da realidade, na medida em que esta é concebida como uma produção discursiva. Ao compreender que a linguagem cria realidades, repensar as práticas discursivas significa, nessa perspectiva, desconstruir discursos hegemônicos, dando voz aos comumente silenciados pela ideologia dominante, não para produzir um “olhar compreensivo” da alteridade, mas para buscar a emancipação desses grupos “minoritarizados” (CAVALCANTI, 1999). Nesse artigo, apresentamos como um trabalho de pesquisa na área de formação de professores filiado a essa perspectiva da LA busca cumprir sua agenda ética, ao voltar seu olhar crítico sobre os responsáveis pela formação – a academia e a Secretaria de Educação –, visando o fortalecimento do profissional frequentemente culpabilizado: o professor.

Biografia do Autor

Marília Curado VALSECHI, UNICAMP

Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP, licenciada em Letras pela UNESP, campus de São José do Rio Preto. Trabalha na área de formação de professores e tem experiência em educação continuada com professores de Educação Infantil e Anos Iniciais.

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Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigos