Prática de análise linguística: uma abordagem interacionista

Autores

  • Tania Regina Montanha Toledo SCOPARO UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Produção de Texto, Análise Linguística

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade que dá ênfase à língua viva, dialógica, reflexiva e produtiva, visando o aprimoramento dos conhecimentos lingüísticos e discursivos dos educandos, para que eles possam compreender e interagir com os discursos que os cercam. O maior desafio da escola é criar condições de capacitar o aluno a extrair sentido do que lê, a produzir o sentido que pretende quando escreve e como transpor essas capacidades para a vida cotidiana. Existem muitos caminhos para propiciar essa leitura transformadora, crítico-reflexiva. Propomos  uma prática de leitura de texto não-verbal, história em quadrinhos; uma atividade de construção de narrativas, para introduzir uma aula de prática de escrita e de análise linguística do texto do aluno. A leitura e a escrita são essenciais na vida daquele que busca conhecimento constantemente, por meio delas é possível formar um pensamento crítico, ter opinião própria e ter argumentação para se defender nas mais diversas situações impostas cotidianamente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tania Regina Montanha Toledo SCOPARO, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS

Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Graduada e Especialista pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa SECONLIM - Semiótica, Comunicação e Linguagem. Área: Comunicação, Literatura Comparada, Semiótica, Ficção na Mídia. Mídia na Educação, Linquística Aplicada

Downloads

Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigos