O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola

Autores/as

  • Vanderlice dos Santos Andrade SÓL Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

formação de professores, educação continuada, representações, discurso.

Resumen

RESUMO

 

Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo piloto, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apóia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores em ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.

 


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Publicado

2012-03-21

Cómo citar

SÓL, V. dos S. A. (2012). O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola. Caminos En Lingüística Aplicada, 3(2), 121–132. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1139

Número

Sección

Artigos