CRENÇAS DE ALUNOS E PROFESSORA SOBRE INTERAÇÃO EM UM CURSO DE INGLÊS A DISTÂNCIA

Autores

  • Luane da Costa Pinto Lins FRAGOSO CEFET/RJ PUC-RIO

Palavras-chave:

Educação a Distância, Interação, Pensamento Reflexivo, Crenças, Língua estrangeira.

Resumo

Resumo: O objetivo principal deste trabalho é apresentar um estudo sobre crenças de uma professora e seus alunos no tocante à interação nos fóruns de discussão de um curso de inglês a distância. Como aporte teórico, destacam-se: o pensamento reflexivo e o sistema de crenças. Por meio da análise dos dados foi possível constatar três padrões interacionais distintos, assim como refletir acerca da prática docente presente na sala de aula virtual, do comportamento dos alunos em fóruns on-line e por fim, das crenças de ambos os atores que compõem o processo de ensino-aprendizagem do curso em questão.

 

Palavras-chave: Resumo: O objetivo principal deste trabalho é apresentar um estudo sobre crenças de uma professora e seus alunos no tocante à interação nos fóruns de discussão de um curso de inglês a distância. Como aporte teórico, destacam-se: o pensamento reflexivo e o sistema de crenças. Por meio da análise dos dados foi possível constatar três padrões interacionais distintos, assim como refletir acerca da prática docente presente na sala de aula virtual, do comportamento dos alunos em fóruns on-line e por fim, das crenças de ambos os atores que compõem o processo de ensino-aprendizagem do curso em questão.

 

Palavras-chave: Educação a distância, interação, pensamento reflexivo, crenças, língua estrangeira.

 

Biografia do Autor

Luane da Costa Pinto Lins FRAGOSO, CEFET/RJ PUC-RIO

Doutoranda em Estudos da Linguagem (PUC/RJ). Bacharel e Licenciada em Letras (Inglês/Literaturas) pela UERJ. Possui Especialização em Língua Inglesa (UERJ), Especialização em Educação a Distância (SENAC/RJ) e Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora de inglês das Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, como professora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e professora auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Atualmente faz parte do quadro permanente de professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Linguística, Linguística Aplicada, Aquisição de L1 e L2 e Inglês Instrumental. Tem interesse em pesquisas sobre Inglês para fins específicos, Gêneros Textuais, Elaboração de Material Didático Impresso e Digital e Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos