A FUNÇÃO DOS DEVERBAIS PARA O GRAU DE INFORMATIVIDADE DO GÊNERO EDITORIAL
Autores
Fátima Christina CALICCHIO
UEM
Palavras-chave:
Ensino do gêneros textuais, Gênero Editorial, Funcionalismo
Resumo
O presente estudo buscou analisar o modo de produção discursiva do gênero editorial, a partir dos deverbais a fim de identificar sua (s) função (s) para o grau de informatividade textual. Neste estudo de caráter qualitativo, partirmos da observação (coleta de dados no corpus, passando às ideias que foram levantadas por meio da discussão dos resultados obtidos). Selecionamos como objeto de análise, editoriais de jornais reconhecidos nacionalmente. O critério de seleção se deu por ordem de circulação (nacional, estadual, regional) Como aporte teórico, aliamos estudos funcionalistas aos de base descritiva sobre teoria lexical às postulações de teóricos sobre gêneros. Com base nos resultados dessa pesquisa, concluímos que os meios linguísticos funcionaram como um mecanismo eficiente para o grau de informatividade textual. Esperamos, com esse trabalho, ter contribuído para o estudo sobre a importância dos aspectos gramaticais na construção dos gêneros textuais, em especifico, os de natureza argumentativa.
Biografia do Autor
Fátima Christina CALICCHIO, UEM
Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades Maringá (2010). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Tem interesse em estudos voltados à descrição linguística sob o enfoque funcionalista.