O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENFATIZANDO O LETRAMENTO CRÍTICO E A INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Katia Bruginski MULIK UFPR

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino de Línguas,

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de trabalho realizada com os alunos do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos acerca da temática alimentação. O trabalho partiu do princípio de que o ensino de língua inglesa na escola precisa superar visões utilitaristas. Nas atividades desenvolvidas adotou-se a concepção de língua como discurso dando ênfase ao letramento crítico e a interculturalidade. A prática ancorada sobre o letramento crítico sustenta uma visão emancipadora de ensino e propicia maior autonomia e capacidade reflexiva em ambos os envolventes no processo de aprendizagem: professores e alunos. Outro aspecto que precisa se fazer presente nas aulas de língua é a questão da interculturalidade, já que diferentes culturas se relacionam no mundo.  O trabalho foi de suma importância para o desenvolvimento da criticidade e para a reflexão sobre as relações entre cultura e alimentação.   

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa; Educação de Jovens e Adultos; Letramento crítico; Interculturalidade.

Biografia do Autor

Katia Bruginski MULIK, UFPR

Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFPR

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Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos