AUTOBIOGRAFIA: UM OLHAR NA PROFISSÃO COMO DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palavras-chave:
LINGUAGEM, FORMAÇÃO PROFESSOR, AUTOBIOGRAFIAResumo
A presente pesquisa busca trazer relatos de autobiografias como instrumento de pesquisa na tentativa de dialogar e compreender a trajetória do professor, desde seu processo de formação, até suas reflexões como docente. Desta maneira, opta-se a entender como vem se constituindo a figura do professor atuante em contexto da sala de aula. É nesse sentido, que se acredita na contribuição dessas narrativas como forma de interpretar as realidades pactuadas de experiências que se vem se constituindo dentro das escolas. No campo da linguística aplicada, o material documental que as autobiografias representam funciona como uma lupa que fornece uma visão mais aproximada do contexto geral ao objeto estudado, e das especificidades que a carreira como docente exerce. O conjunto desses elementos representa a complexidade do modelo de ensino, onde se tenta resgatar a riqueza e a polissemia daquilo que constitui a realidade da classe. Autores como ( CAVALARI, 2010; LIBERALI, 2003; GOLDCHLEGER, 2003) tem mostrado que esses relatos ou reflexões são maneiras de resgatar do professor suas reais iniciativas, intenções, preocupações, anseios, entre outras coisas que pairam sobre a luz de sua atuação e que podem oferecer um olhar mais realístico do que acontece dentro dos meios de ensino. Em suma, pela ótica desses relatos, pode-se conseguir interpretar de forma mais minuciosa a trajetórias que as os professores, alunos e a escolas acabam tomando.