Roberta Baldo BACELAR
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Daniela BARONI
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Palavras-chave:
cinema, televisão, futebol, cultura nacional.
Resumo
O trabalho realiza um estudo comparativo entre a produção do filme “O Corintiano”,produzido por Produções Amácio Mazzaropi (P.A.M. Filmes), e estreado em 23 de janeiro de 1967 e; a telenovela “Amor Eterno Amor”, no ar pela Rede Globo de Televisão, por meio de seu personagem “Ribamar", vivido pelo ator Nuno Leal Maia. Buscam-se elementos de mediação representativos da cultura do esporte nacional (o futebol) e a religiosidade no contexto / conteúdo das obras em questão. Embora o filme complete 45 anos, muitas das cenas interpretadas podem ser consideradas ainda atuais, como por exemplo, a rivalidade entre os times do Corinthians e
Palmeiras, permitindo assim uma interessante comparação entre obras diversas (cinema e televisão), distantes em tempo e próximas em conteúdo. Utilizou-se como marco teórico o
conceito de mediação de Jesús Martín-Barbero.
Biografia do Autor
Roberta Baldo BACELAR, Faculdade Anhanguera de Taubaté
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade do Vale do Paraíba (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Comunicação Social pela UniversidadeMetodista de São Paulo. Atualmente é proprietária da BG Comunicação, empresa que trabalha baseada no conceito de Comunicação Total, docente e coordenadora de curso na FaculdadeAnhanguera de Taubaté, nos cursos de Graduação em Comunicação Social e diversos MBAs.Tem experiência como professora e coordenadora no Centro Universitário Módulo e naUniversidade do Vale do Paraíba. Sua atuação principal é na área de Comunicação, com ênfaseem Publicidade em Rádio, principalmente nos seguintes temas: rádio, propaganda, história eprojeto pedagógico.
Daniela BARONI, Faculdade Anhanguera de Taubaté
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté (1998) e mestrado em
Comunicação pela Universidade Paulista (2005). Atualmente é coordenadora do curso de
Comunicação Social, ênfase em Publicidade e Propaganda, da Faculdade Anhanguera de Taubaté. Tem experiência na área de Metodologia de Pesquisa, Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, rádio, televisão, cinema, mídia e cultura regional, jornal na escola e teoria da informação.
161