O ENSINO DE LEITURA NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
Autores
Eliana Vianna BRITO
UNITAU
Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA
UNITAU
Palavras-chave:
discurso, gêneros discursivos, ensino de leitura
Resumo
Este artigo tem, por objetivo, apresentar uma discussão acerca do modo pelo qual a leitura em língua materna pode ser trabalhada nos cursos de Comunicação Social, notadamente nas habilitações: Jornalismo, Propaganda e Publicidade e Relações Públicas, a partir das determinações preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (2001) e da abordagem que privilegia o trabalho com os gêneros discursivos.
Biografia do Autor
Eliana Vianna BRITO, UNITAU
Eliana Vianna Brito é Doutora em Linguística Aplicada e Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Atualmente leciona no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.
Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA, UNITAU
Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1985), mestrado emLinguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006).
Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência de 25 anos na área de Ensino de Língua Materna no Ensino Superior e desenvolve pesquisa na
área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, didática do/no Ensino Superior, ensino da produção escrita e da leitura em língua materna, com propostas de práticas inovadoras.